Blog

É muito comum ouvirmos falar sobre o conceito de sustentabilidade e suas aplicações em nosso cotidiano, mas você já parou para pensar em como a sua empresa exerce um papel fundamental para que deixe de ser apenas um conceito e passe a ser uma prática? Tendo em vista que os recursos naturais do planeta estão cada vez mais ameaçados e escassos em decorrência da ação humana e os impactos negativos dessa ação cada vez mais evidentes, temos como empresa, a responsabilidade de compreender e implantar o conceito de sustentabilidade, além de compartilhar a sua importância. 

Então continue lendo este artigo e fique por dentro de dicas para implementar a sustentabilidade dentro da sua empresa!

O consumidor moderno exige uma posição cada vez mais sustentável das empresas, o que podemos confirmar com o estudo da McKinsey, segundo o qual 85% dos brasileiros dizem se sentir melhor ao comprar produtos considerados sustentáveis. Não suficiente, um relatório do Capgemini Research Institute constatou que quase 80% das decisões de compra dos consumidores são tomadas com base nas ações de responsabilidade social, impacto ambiental e inclusão de uma empresa. Portanto, as ações de uma empresa têm impacto direto em suas vendas.

Mas o que fazer para conseguir dar os primeiros passos e implementar este conceito dentro de uma empresa? 

A primeira dica que damos é que procure entender melhor do que se trata o conceito de sustentabilidade. Trata-se essencialmente de dar uma nova vida a um material ou objeto em questão, o que ajuda a reduzir o consumo de recursos e a deterioração do planeta.

A segunda dica que damos é começar, mesmo que com pequenas ações. Por exemplo, a reciclagem é um termo muito conhecido nos dias atuais e é uma das ações mais comuns de sustentabilidade, porém, assim como as demais ações, é pouco praticada. Segundo dados da FMU, de todo lixo produzido no Brasil, 30% tem potencial para ser reciclado, porém apenas 3% deste total é efetivamente reciclado.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o conceito de sustentabilidade e viu como ações sustentáveis são pouco praticadas, é hora de trazer isso para o seu local de trabalho.

E quais ações podem ser aplicadas dentro do meu local de trabalho?

Existem diversas maneiras de identificar quais são as melhores práticas que a sua empresa pode ter para reduzir o impacto no meio ambiente. Para ilustrar melhor, vamos trazer o caso real da Neon, onde foi criado o Comitê de Sustentabilidade dentro da corporação, trazendo integrantes de diversos setores que ajudaram a constituir ideias e aplicações que poderiam ser interessantes para alcançar os objetivos. 

O Comitê de Sustentabilidade da Neon nasceu de uma vontade comum dos nossos colaboradores de identificar novas possíveis ações para garantir que o conceito de sustentabilidade seja uma prática real do cotidiano de cada um dentro da empresa. A partir deste comitê foram estabelecidas algumas ações e processos que já foram ou serão colocados em prática, como por exemplo:

– Diminuição da utilização de recursos naturais

Realizamos a substituição de materiais provenientes de recursos naturais, como o papel, por exemplo. Com a implementação de novos sistemas online, conseguimos reduzir consideravelmente a utilização de papéis dentro dos processos integrados de todos os setores. 

– Logística reversa

Mesmo com a preocupação em reduzir a utilização de materiais que contam com recursos naturais para a sua produção, dentro do processo de industrialização e comercialização da Neon, há uma grande quantidade de resíduos que ainda são gerados. O conceito de Logística Reversa propõe que estes materiais, como o vidro, por exemplo, sejam trazidos de volta para que tenham sua destinação correta. Como projeto futuro, planejamos a aplicação dos processos recomendados que tornarão os recipientes reutilizáveis novamente, evitando assim o descarte e aumentando a vida útil dos materiais.

– Destinação de resíduos perigosos

Também há preocupação com o descarte correto de resíduos considerados nocivos para o meio ambiente e que necessitam de uma logística de descarte mais complexa e precisa.
Realizar corretamente a destinação de resíduos perigosos, sem gerar impacto ambiental, é uma das soluções que a Neon aplica em seus processos. Para isso possuímos a licença CADRI, que nos autoriza a operar esse descarte garantindo que esses resíduos não sejam depositados em esgotos, aterros ou qualquer outro lugar que não faça um tratamento correto. Por aqui, a destinação desta “sobra” é voltada para a reutilização, compostagem e reciclagem. 

– Iluminação natural

Na nossa fábrica, realizamos o máximo de proveito possível da luz natural, já que é uma forma de diminuir significativamente o uso de energia elétrica. Por exemplo, nossos galpões contam com cobertura translúcida, proporcionando iluminação uniforme, além de não ter custo de manutenção e poder ser instalada em construções novas ou já existentes. Uma alternativa às coberturas translúcidas seria claraboias, que apresentam as mesmas vantagens.

– Desligar equipamentos

Também na fábrica, pedimos para que nossos colaboradores sempre desliguem os equipamentos após o uso, garantindo assim um menor consumo de energia. O ideal é nomear um responsável para que, a cada fim de turno, confira se todos dispositivos encontram-se desligados, tornando assim o processo mais eficiente.

– Economia Circular: Diminuição da utilização de recursos naturais

Esta é uma ação que a NEON estuda e pretende implementar futuramente com a substituição de materiais provenientes de recursos naturais. A base da Economia Circular é repensar formas de utilizar a menor quantidade possível de matéria-prima virgem, priorizando a utilização de recursos mais duráveis ou reutilizáveis. A partir deste conceito é possível reavaliar as metodologias de trabalho, produção e comercialização para que seja possível diminuir a dependência dentro da empresa destes recursos escassos na natureza. 

Como você pôde ver, existem diversas ações diferentes que a sua empresa pode botar em prática para reduzir o impacto negativo da ação humana no meio ambiente e, independente da forma de contribuição escolhida, aplicá-la já seria um grande começo. Posto isso, você e a sua empresa já contribuem para um mundo mais sustentável? Se não, está na hora de começar!

Compartilhe esse post:

Fale com a gente
Olá 👋
Como podemos te ajudar?